RITO DA CELEBRAÇÃO DAS BODAS


Canto de Entrada

Tu és a chuva mansa  / No final do dia / Água que descansa / Fonte de harmonia
Tu és a minha prece / Minha liturgia/ Bênção que enriquece/ Que protege e guia.

Tu és a outra metade / Da felicidade / De agora e depois/ Tu és este amor tão lindo / Que vai permitindo / Cada um ser dois

Tu és a companhia / De qualquer momento / Seja de alegria / Ou de sofrimento
Tu és a noite amante / És a minha aurora / Clara e radiante / Paz de toda hora

Tu és a outra metade / Da felicidade / De agora e depois/ Tu és este amor tão lindo / Que vai permitindo / Cada um ser dois


Saudação

PE: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T: Amém!

PE: Irmãos e irmãs, estamos hoje reunidos para celebrar as bodas deste casal, João e Sara, que há cinco anos contraíram o sagrado matrimônio. Invoquemos sobre eles nossas orações para que frutifiquem-se ainda mais as graças alcançadas por este sacramento.

PE: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco.

T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Ato Penitencial

PE: Irmãos, para bem celebrarmos os sagrados mistérios, reconheçamo-nos pecadores diante do Pai e imploremos a sua infinita misericórdia. Num breve instante de silêncio, façamos o nosso exame de consciência.

(momento de silêncio)

PE: Cantemos o ato penitencial:

Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida
eu te suplico perdão, ó bom pastor.

Kyrie eleison (x3)

Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu
lado
lembra-te de mim, pecador por tua cruz.

Christe eleison (x3)

Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha
vida
vê as lágrimas do meu coração e salva-me!

Kyrie eleison (x3)

PE: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

T: Amém!



Hino de Louvor

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados.

Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!


Oração do Dia

PE: Oremos.

PE: Eterno Deus, Criador e conservador de todo o gênero humano, fonte de todo o bem e verdade, nós te agradecemos pelo cuidado com que cercas a todos que te amam. Especialmente nós te bendizemos pela vida deste casal que, diante de Ti e do Teu povo, renova os votos de matrimônio feitos há 5 anos. Que a Tua graça, Senhor, possa acompanhá-los a fim de que, junto dos seus familiares e amigos, desfrutem da plenitude do viver. Por Cristo nosso Senhor.

T: Amém.

Primeira Leitura

Leitura do Livro dos Provérbios

Uma mulher forte, quem a encontrara? Ela vale muito mais do que as joias. Seu marido confia nela plenamente, e não terá falta de recursos. Ela lhe dá só alegria e nenhum desgosto, todos os dias de sua vida. Procura lã e linho, e com habilidade trabalham as suas mãos. Estende a mão para a roca e seus dedos seguram o fuso. Abre suas mãos ao necessitado e estende sua mão ao pobre. O encanto e enganador e a beleza e passageira; a mulher que teme ao Senhor, esta sim, merece louvor. Proclamem o êxito de suas mãos, e na praça louvem-na as suas obras! 

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre, e perdura para sempre!

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre, e perdura para sempre!

O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo.
Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre, e perdura para sempre!

O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre. 
E também sua justiça se estende, por gerações até os filhos de seus filhos.

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre, e perdura para sempre!

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre, e perdura para sempre!



Segunda Leitura

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, perseverai no amor fraterno. Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivéssemos presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vos tendes um corpo! O matrimonio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha. Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai--vos com o que tendes, porque ele próprio disse: "Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei". De modo que podemos dizer, com ousadia: "O Senhor e meu auxílio, jamais temerei". 

Palavra do Senhor.


Aclamação ao Evangelho

Aleluia! Aleluia! A minh'alma abrirei!
Aleluia! Aleluia! Cristo é meu rei!

Evangelho

PE: O Senhor esteja convosco!

T: Ele está no meio de nós.

PE: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T: Glória a vós Senhor.

Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: "E permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?" Jesus respondeu: "Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: 'Por isso, o homem deixara pai e mãe, e se unira a sua mulher, e os dois serão uma só carne? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe". 

Palavra da salvação.


Homilia

Renovação das Promessas Matrimoniais

PE: Ocorrendo a celebração da festa de vossas bodas, na qual queremos recordar também aquele dia em que unistes as vossas vidas com um vínculo indissolúvel, que é o matrimônio, desejais agora renovar diante do Senhor os compromissos que então assumistes?

CASAL: Sim.

PE: Caríssimo casal, uni as vossas mãos direitas e dizei os vossos compromissos.

CASAL: Ao renovarmos nossos compromissos matrimoniais, nós Vos bendizemos, Senhor, porque nos assististes com a vossa graça nos momentos felizes e nos momentos difíceis da nossa vida. Ajudai-nos, nós Vos pedimos, a conservar fielmente o amor recíproco, para que sejamos testemunhas fiéis da aliança, que contraístes com os homens.

PE: O Senhor vos guarde em todos os dias da vossa vida. Seja o vosso conforto na tristeza e auxílio na prosperidade, e encha a vossa casa com a abundância das suas bênçãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amém.


Preces da Assembléia

PE: Invoquemos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, que, na sua admirável providência, quis que a história da salvação fosse simbolizada pelo amor, fidelidade conjugal. Digamos com humilde confiança:

T: Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, Deus fiel, que pedis e recompensais a fidelidade à vossa aliança, enriquecei com a abundância das vossas bênçãos estes vossos servos que celebram o quinto aniversário do seu Matrimônio. Rezemos.

T: Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que viveis eternamente com o Filho e o Espírito Santo, em plena unidade de vida e comunhão de amor, fazei que estes vossos servos recordem sempre e observem fielmente a aliança de amor que firmaram no sacramento do Matrimônio. Rezemos.

T: Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que, na vossa admirável providência, ordenais todos os acontecimentos da vida humana de modo a orientar os fiéis para a participação no mistério de Cristo, fazei que estes vossos servos, aceitando serenamente as prosperidades e as adversidades da vida, fortaleçam a sua união com Cristo e vivam só para Ele. Rezemos.

T: Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

Pai santo, que, na vossa inefável sabedoria, quisestes que o Matrimônio fosse um testemunho de vida cristã, fazei que todos os esposos sejam no mundo testemunhas do mistério de amor do vosso Filho. Rezemos.

T: Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos.

PE: Deus eterno e onipotente, que, pela vossa admirável providência, sois o princípio e o fundamento da comunidade familiar, escutai benignamente as súplicas dos vossos servos e fazei que, seguindo os exemplos da Sagrada Família, possam um dia louvar-Vos eternamente na alegria da vossa morada celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amém.


Canto do Ofertório


Venho, Senhor, oferecer com esse vinho e esse pão;
Tudo que existe em meu ser
Tudo que há em meu coração

Vejo agora em Teu Altar essa oferta de Amor; Quero também Te consagrar toda minha vida Senhor

E quando este Pão for levantado; E junto com o vinho consagrado
Também as minhas mãos a Ti levantarei; Entoarei louvores ao meu Rei (2x)


Oração sobre as Oferendas

PE: Orai, Irmãos, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso.

T: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

PE: Para vos servir, ó Deus, depositamos nossas oferendas em vosso altar; acolhei-as com bondade, a fim de que se tornem o sacramento da nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém.


Prefácio (Oração Eucarística II)

PE: O Senhor esteja convosco.

T: Ele está no meio de nós.

PE: Corações ao alto.

T: O nosso coração está em Deus.

PE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

T: É nosso dever e nossa salvação.

PE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando a uma só voz.


Santo

Santo, Santo, Santo é o Senhor, Deus no Universo!
Os céus e a terra, proclamam vossa glória!
Hosana nas alturas! Hosana nas alturas!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Hosana nas alturas! Hosana nas alturas!
Santo, Santo, Santo é o Senhor, Deus do Universo!


Oração Eucarística II

PE: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

T: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

PE: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.

PE: Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.

PE: Eis o mistério da fé!

T: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

PE: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

T: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

PE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

T: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

PE: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Mariano III, com o nosso bispo Charles e todos os ministros do vosso povo.

T: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

PE: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

T: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

PE: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com São José seu castíssimo esposo, com Santo Agostinho e sua augusta mãe Santa Mônica, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

T: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

PE: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T: Amém.


Rito da Comunhão

PE: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

PE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

PE: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T: Amém!

PE: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

T: O amor de Cristo nos uniu.

T: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

PE: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.


Canto da Comunhão

Doce é sentir / Em meu coração / Humildemente / Vai nascendo amor / Doce é saber / Não estou sozinho / Sou uma parte /De uma imensa vida

Que generosa / Reluz em torno a mim /
Imenso dom / Do teu amor sem fim

O céu nos deste / E as estrelas claras / Nosso irmão sol / Nossa irmã lua / Nossa mãe terra / Com frutos, campos, flores / O fogo e o vento / O ar, a água pura / Fonte de vida / De tua criatura

Que generosa / Reluz em torno a mim /
Imenso dom / Do teu amor sem fim 

Oração após a Comunhão

PE: Oremos.

PE: Renovados pelo sacramento da nossa redenção, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da salvação eterna nos faça progredir na verdadeira fé. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém.


Avisos

Bênção Final

PE: O Senhor esteja convosco.

T: Ele está no meio de nós.

PE: A nossa proteção está no nome do Senhor.

T: Que fez o céu e a terra.

PE: Bendito seja o nome do Senhor.

T: Agora e para sempre.

PE: Por intercessão da bem-aventurada e santíssima Virgem Maria, por intercessão de São José seu castíssimo esposo, por intercessão de Santo Agostinho e de sua augusta mãe Santa Mônica, desça sobre vós, sobre este casal e sobre todas as vossas famílias a bênção do Deus Todo Poderoso.
Pai +
Filho +
E Espírito Santo +

T: Amém.

PE: Glorificai a Deus com as vossas vidas. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

T: Graças a Deus.


Canto de Saída

Que nenhuma família comece em qualquer de repente / Que nenhuma família termine por falta de amor. / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. / E que nada no mundo separe um casal sonhador.

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. / Que eles vivam do ontem, do hoje, em função de um depois
Que a família comece e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. / E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! / Abençoa, Senhor, a minha também! (2x)