TEOLOGIA DO PRESBITERADO



A palavra "sacerdote" vem do latim e significa somente de Deus. A palavra presbítero vem do grego e significa ancião. Nas sagradas escrituras, os presbíteros são os membros ordenados da ordem sacerdotal que compõe um conselho de anciãos, cuja principal função é a administração do templo e a organização do povo santo de Deus. Os presbíteros são os mais íntimos colaboradores da ordem episcopal, que são os sumo-sacerdotes e pastores por excelência do rebanho.

Tendo recebido o segundo grau da Ordem Sacerdotal, são chamados a dedicar sua vida inteira ao altar e à celebração dos Sacramentos. São chamados à administração local do Povo de Deus, através das paróquias e do serviço pastoral. Os presbíteros assumem as mais diversas funções no governo de uma diocese, desde membros do conselho, a formadores do seminário, párocos, vigários paroquiais, etc.

Aos presbíteros, sendo dotados do múnus sacerdotal, está incumbida a realização da Santa Missa e a responsabilidade pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Os presbíteros recebem o privilégio da realização de bênçãos frente aos diáconos e também são os responsáveis pela celebração do sacramento da Unção dos Enfermos e da Reconciliação.


<< AULA ANTERIOR                                               PRÓXIMA AULA >>