Decreto nº 0002/20 - Alteração no documento "Laude Clericis", da Prelazia do Carmo



Aos caríssimos irmãos na fé em Jesus Cristo, paz e bem vos sejam dados abundantemente pelas doces e veneráveis mãos de Nossa Senhora do Carmo.

Por meio deste decreto, faço valer publicamente as alterações realizadas no documento prelatício "Laude Clericis", datado do ano de 2017 e emitido por Sua Eminência, nosso venerável antecessor, Dom Charles Card. Frazen. Tornou-se necessário atualizar o referido decreto, ainda em vigor até a presente data, para que esteja adequado a condizente com a realidade presente de nossa Igreja Católica do Habbo Hotel.

De tal forma, extinguimos a anterior comenda emitida por essa prelazia e destinada somente a clérigos internos, a dos Cavaleiros do Monte Carmelo, e unimos suas titulações precedentes à comenda da Ordem do Espírito Santo, efetivamente unificando as duas comendas e estendendo sua atribuição tanto a membros desta sé particular, quanto a membros exteriores a ela, pertencentes a toda a Igreja Universal.

Desta maneira, também, unificamos e estendemos todos os títulos válidos anteriormente concedidos aos diletíssimos irmãos que o receberam na Ordem dos Cavaleiros do Monte Carmelo para a Ordem do Espírito Santo.

Adiciona-se ainda a atribuição para que o ofício de ornar as armas dos indivíduos que receberam as preciosas comendas seja delegado a outrem que não o Chanceler da Cúria Prelatícia, caso este não disponha de métodos para fazê-lo ou encontre um terceiro que possa cumprir com este encargo.

Por fim, decreta-se a atualização e adaptação do rito litúrgico de entrega das comendas da Ordem do Espírito Santo para que se adequem às novas normas estabelecidas.

O referido documento atualizado pode ser encontrado no acervo de documentos desta prelazia, ou clicando aqui.

Sejam, por fim, caríssimos irmãos, diligentes trabalhadores da vinha do Senhor, para que não somente sejam dignos do ornamento comendatório, mas também humildes servos que a mereceram por destaque de sua humildade, e não de sua ambição.

Dado e passado em Roma, no Gabinete do Bispo Prelado, nas Laudes da memória de Santo Agostinho, no vigésimo-oitavo dia do mês de agosto do ano da encarnação de dois mil e vinte, primeiro de meu bispado.


+ João Card. Frazen, O.S.B.
Bispo da Prelazia do Carmo