AS CORES LITÚRGICAS



Cada celebração do tempo litúrgico, cada celebração votiva e cada celebração sacramental é acompanhada de paramentos ricamente adornados cujas cores variam de acordo com a ocasião. Todos os paramentos variam por cor litúrgica, sendo elas sete: vermelho, branco, roxo, verde, rosa, preto e azul. Usaremos como modelo para essa parte da apresentação, modelos de Capa Pluvial nas diferentes cores.

A cor Vermelha é usada nas festas dos santos mártires, nas festas do Espírito Santo, nas liturgias papais a apostólicas, no Domingo de Ramos e na Sexta-Feira da Paixão do Senhor. Simboliza o fogo do Espírito Santo e o sangue derramado pelos mártires.


A cor Branca ou Dourada é usada no Tempo Pascal e no Tempo do Natal, nas festas, memórias e solenidades dos santos, nas solenidades do Senhor, nas solenidades da Virgem Maria, na celebração de bênçãos solenes, na celebração do Batismo, da Crisma e do Matrimônio. Simboliza a alegria, a pureza e a vida eterna.


A cor Roxa é usada no Tempo do Advento, do Tempo da Quaresma, nas celebrações fúnebres, na celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos. Simboliza a penitência e a contrição.


A cor Verde é usada no Tempo Comum. Simboliza a esperança e o Espírito Santo.


A cor Rosa é usada em duas ocasiões no ano litúrgico: no Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e no Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), ambos significam "Domingo da Alegria". A cor é uma mistura do roxo e do branco, simbolizando a alegria que está por chegar das grandes festas do Natal e da Páscoa, mas sem sair do clima penitencial que seus tempos proporcionam.


A cor Preta é usada em rituais fúnebres e missas de réquiem. Simboliza a morte.


A cor Azul é usada em festas marianas, seu uso só é aplicável com indulto especial da Santa Sé. Simboliza o manto da Virgem Maria.


<< AULA ANTERIOR                                               PRÓXIMA AULA >>