OS PARAMENTOS DIACONAIS



São dois os paramentos usados pelos diáconos: Estola Diaconal e Dalmática. Usa-se cada uma em ocasiões e situações diferentes, como explanaremos.

Estola Diaconal é o símbolo da dignidade do diácono, usada por ele em todas as ocasiões litúrgicas em que estiver prestando serviço pela qual fora ordenado e constituído. Usa-se sempre acompanhada da alva, dentro da missa ou fora dela; consiste em uma faixa de pano adornada de ricos detalhes e símbolos religiosos, seu tecido é sempre da cor litúrgica do dia vigente ou de acordo com a cor litúrgica da ocasião vigente (no caso da celebração de bênçãos ou missas votivas). Segue, como exemplo, um modelo de estola diaconal, acompanhada da alva, na cor branca:


Adjunto à Estola Diaconal, usa-se por cima dela a Dalmática, sempre em ocasiões mais solenes e preferível às missas dominicais. A dalmática é o símbolo serviçal da condição do diácono, pelo qual se veste para pôr-se a serviço do bispo e do povo. Deve acompanhar as cores do dia ou da celebração vigente, conforme a estola diaconal, e nunca usada sem o acompanhamento dela e da alva. Segue um modelo de uma dalmática na cor branca:


É preferível e muito admirável que os diáconos optem pelo uso da Dalmática dentro das missas dominicais e solenes; e o uso somente da Estola Diaconal fora da missa, em ocasiões de bênçãos e missas semanais, não existindo, porém, uma exigência para esta preferência. A Dalmática é sempre exigida e obrigatória na celebração do Batismo e do Matrimônio.


<< AULA ANTERIOR                                           PRÓXIMA AULA >>